TECNOLOGIA ASSISTIVA
A tecnologia assistiva é uma expressão utilizada para
identificar todo recurso e serviço que
contribue para proporcionar ou ampliar
habilidades funcionais de pessoas com deficiências, promover a independência e
a inclusão.
Para o uso de T.A em pessoas com deficiências, é necessário a
realização de uma estudo de caso, levando em conta quais são os principais
objetivos, e qual adaptação o deficiente necessita para realizar com independência de suas atividades.
Na deficiência física, não é diferente, o aluno muitas vezes
necessita apenas de uma ajuda, uma adaptação para que consiga interar de forma
integral com seus colegas de sala, e realizar suas atividades pedagógicas de
forma independente.
São inúmeras possibilidades de materiais adaptáveis, o que
diferencia é a necessidade do aluno. Sendo assim comentarei sobre um item que
auxilia a criança chamada “aranha mola”.
Trata-se da adaptação para facilitar a escrita, para que a criança possa realizar de uma forma
mais fácil desenhos. É um arame revestido, onde os dedos e o lápis são
encaixados.
Aranha mola, trata-se de um receptor de lápis, pincel,
caneta. Tem como objetivo reeducar, estabilizar e auxiliar o movimento, sua
função é manter atividade controlada da pinça, proporcionando um realinhamento
articular.
Assim cabe a cada profissional, através de seu estudo de
caso, verificar qual item será útil para a realização da atividade, lembrando
que existe um leque enorme de itens a serem utilizados, e que para atingir os
objetivos é necessário proporcionar meios para que a criança, cresça e realize
suas atividades com independência.
Toda a sua argumentação confirma a funcionalidade de um recurso, o qual estabiliza ou auxilia nos movimentos de pessoas com deficiência física. Muitas alternativas podem ser construídas para facilitar a preensão ou o manejo do lápis ou da caneta ou outros instrumentos gráficos, quando detectamos prejuízos na motricidade fina do aluno, no caso o recurso apresentado: Aranha- mola. Destacando a parceria entre professor da classe comum, do atendimento
ResponderExcluireducacional especializado e a família do aluno contribui para que os recursos cumpram a sua função: eliminar barreiras que impeçam qualquer aluno, em qualquer ambiente e em todas as atividades propostas pela escola, de participar, nas melhores condições possíveis, de todas as atividades da escola comum.
Esse material apresentado é muito valioso para os deficientes que não tem a função de pinça.Pois proporciona melhores condições para que o aluno possa desenvolver suas atividades.
ResponderExcluirMuito bom!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão conhecia este recurso aranha mole e achei interessante, facilitando para o aluno com deficiência a realizar sua própria escrita, dando independência para o mesmo.
ExcluirParece um recurso simples porém, de grande funcionalidade, pois promove o posicionamento adequado e consequentemente o movimento próprio e mais organizado para a realização das diferentes tarefas.
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