O
Universo Escolar necessita sempre de um apoio para sua plena efetividade,
principalmente no relevante aos alunos de inclusão, e a sala de recurso
multifuncional veio para oferecer esse apoio as dificuldades dos alunos
especiais.
A
sala de recurso multifuncional apresenta fundamental importância para o apoio,
visando à interlocução entre o professor da sala de AEE, e o professor da sala
de aula. Esta interlocução necessita ser efetiva, didática e participativa diante dos mais variados
contextos, visando às necessidades educacionais do aluno especial. E que
principalmente vise atingir a Política Nacional de Educação Especial.
Para que o papel principal do
professor da sala de recurso seja atingido é necessário que o mesmo seja intermediário
com o professor de sala de aula, visando estratégias para atingir, e contemplar
o conteúdo escolar desenvolvendo habilidades e suprindo dificuldades
específicas do aluno, não atuando com conteúdos, mas sim ferramentas que
induzam este aluno ao melhor aproveitamento de tal.
O estudo de caso norteia todo o trabalho
do professor da sala de AEE visando uma atuação mais efetiva e específica para
o aluno. Os itens para o estudo de caso baseia –se na: apresentação do
problema, esclarecimento do problema, identificação da natureza do problema,
resolução do problema e elaboração do plano de AEE.
Todos esses itens são utilizados como
ferramentas para o desenvolvimento de um plano de ação efetivo, e que vise à
interlocução desde o âmbito escolar, familiar, saúde e principalmente com o
professor de sala de aula.
Assim,
diante de um estudo de caso detalhado, o plano de AEE, ou seja, o
trabalho de atuação com o aluno especial seja mais especifico e eficiente, além
do que uma reavaliação da atuação diante do aluno é sempre necessária. Sendo
assim, nos dias atuais a oferta da sala de recurso se torna de suma
importância, pois, além de oferecer um suporte para o professor de sala de aula
regular, visa atingir as potencialidades de aprendizagem do aluno especial, e
principalmente tende a construir uma interlocução efetiva entre ambiente
escolar, professor, família e aluno.
Gostei muito do seu texto, pois foi muito objetivo e esclarecedor dos objetivos do estudo e plano
ResponderExcluirRealmente a interlocução entre o AEE e o ensino regular é de fundamental importância, no sentido de nortear e efetivar as ações comuns, envolvendo o Plano de AEE para promover o desenvolvimento de processos educativos.
ResponderExcluirÉ isso mesmo Paty, o AEE é de suma importância para todas as crianças com necessidades especiais e para a equipe escolar.
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