quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


Segundo  a Revista Nova Escola de julho de 2012 a Deficiência Intelectual consiste:

Na limitação em pelo menos duas das seguintes habilidades: comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho. O termo substituiu "deficiência mental" em 2004, por recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), para evitar confusões com "doença mental", que é um estado patológico de pessoas que têm o intelecto igual da média, mas que, por algum problema, acabam temporariamente sem usá-lo em sua capacidade plena. As causas variam e são complexas, englobando fatores genéticos, como a síndrome de Down, e ambientais, como os decorrentes de infecções e uso de drogas na gravidez, dificuldades no parto, prematuridade, meningite e traumas cranianos. Os Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGDs), como o autismo, também costumam causar limitações. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial tem alguma deficiência intelectual”.


Sendo assim diante de uma criança que possua o diagnóstico de Deficiência Intelectual, é necessário que tenhamos um olhar diferenciado para estas crianças. No contexto escolar podemos estimular esta criança através de jogos, a brincadeira se faz presente em todo momento no contexto escolar, como no jogo da memória  
Crianças com este diagnóstico necessitam ser estimuladas o tempo todo, pois possuem muita dificuldade em reter a informação. Assim, o jogo da memória estimula o raciocínio lógico, a criatividade e também institui a noção de regras de uma forma lúdica e divertida. Sendo um recurso que pode ser adquirido ou até mesmo confeccionado.



Outro recurso muito legal e divertido é o jogo Genius, este além de proporcionar todos os estímulos que o jogo da memória realiza, também estímula o uso de sons, cores e movimentos com pressão ao acertar o que foi solicitado.




3 comentários:

  1. O jogo Genius é mesmo muito interessante! Ele atende interesses de alunos em faixas-etárias diferentes com ou sem deficiência. De fato é bastante divertido e envolvente, pois mobiliza a vontade de superar cada etapa. Um excelente exercício para a memória e atenção. Pode ser jogado individual ou coletivamente,
    entre crianças ou entre adultos e crianças. Adorei a sua sugestão!

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  2. O jogo da memória é uma excelente opção para quem tem deficiência intelectual ou não. Ajuda na memória concentração, raciocínio e no desenvolvimento do intelecto do aluno, e além do mais pode ser confeccionado com vários modelos e é muito divertido. Muito bom Patrícia por esta escolha!

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  3. Boa definição sobre a deficiência intelectual, sem duvida o jogo da memória é uma ferramenta importante no trabalho dentro da SRM a segunda opção é ótima alem alem de ser um jogo com uma ampla atuação é eletrônico que toda criança adora.
    Amei.

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