quarta-feira, 25 de junho de 2014

REFLEXÃO SOBRE O TEXTO 

"O MODELO DOS MODELOS"
AUTOR: ÍTALO CALVINO


italo_calvino.jpg


O texto “O modelo dos modelos” de Ítalo Calvino nos demonstra a importância de verificarmos o aluno como um todo, um ser cheio de potencialidades e habilidades. Muitas vezes nos deparamos apenas com as dificuldades que esta criança apresenta diante de seu quadro. É necessário observarmos as facilidades do qual esta criança possui, pois através delas poderíamos suprir as suas necessidades, oportunizando um incentivo a fazer com que esta criança saia um pouco de sua zona de conforto.
De acordo com o texto notamos que existe a necessidade de construção de um modelo na mente, verificar se tal modelo se adapta ao modelo real e fazer com que a realidade coincida com o modelo idealizado.
Porém quando observamos o modelo idealizado, acabamos nos deparando com a realidade que na verdade pode não ser a ideal, mas que nos leva a refletir sobre uma prática que provavelmente pode ser padronizada.
Na sala de AEE podemos notar algumas situações que exemplificam o que foi relatado no texto de Ítalo Calvino. É necessário que tenhamos em mente um modelo para que consigamos desenvolver um trabalho que estimule as potencialidades e habilidades do aluno. Porém dentro do modelo de trabalho é necessário que se exista uma adaptação a realidade e dificuldades do aluno, para que as facilidades e potencialidades desta criança se torne evidente dentro da proposta de trabalho da sala de AEE.
Por fim o profissional que trabalha em sala de atendimento educacional especializado, necessita de um modelo, porém como este profissional possui um papel de formador é necessário que dentro de toda diversidade existente o trabalho seja realizado esteje de acordo com as reais necessidades do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário