RECURSOS DE BAIXA
TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM CRIANÇAS QUE POSSUEM (TEA)
TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA
Dentro do quadro de
Transtornos do Desenvolvimento de acordo com o DSM – 5 encontra-se a categoria
do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A TEA trata-se de um
distúrbio do desenvolvimento neurológico, que se apresenta desde a infância. O
seu diagnóstico é comportamental, a criança apresenta déficits de
comportamento, interação social e comunicação.
Hoje em dia nas
unidades escolares estão mais comuns os casos de autismo. Dentro de cada quadro
e com suas especificidades, o professor necessita trabalhar com este aluno
incluído em sala de aula, de forma a contemplar sua inclusão.
É NECESSÁRIO QUE O AMBIENTE ESCOLAR FAVOREÇA A CONSTRUÇAO DE HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM
VIVENCIAL.
O professor necessita dar significado ao que é apresentado para o aluno,
levando em conta todos os momentos vivenciados e todos os ambientes,
principalmente os de sala de aula.
Assim o
uso dos recursos de baixa tecnologia acabam por auxiliar o professor em sala de
aula, a desenvolver estratégias para apoiar o desenvolvimento deste aluno,
estimulam habilidades comunicativas e na
sua interação social.
Estes recursos
podem ser utilizados por alunos das mais variadas idades, e nos mais variados
contextos escolares, como sala de aula, sala de AEE, sala de informática,
biblioteca, e também no auxilio de aulas especificas.
Alguns
recursos de baixa tecnologia que podem ser utilizados para alunos com TEA:
PRANCHA
DE COMUNICAÇÃO
A prancha
de comunicação, é construída através de figuras que representem objetos,
símbolos, letras, números. Devem levar em consideração as possibilidades
cognitivas, visuais e motoras do aluno. A prancha pode ser temática,
confeccionada de acordo com o objetivo que a professora pretende alcançar,
muito utilizado com crianças TEA e que possuem déficit de comunicação.
Esta
prancha pode ser confeccionada com o uso de fotos;
As imagens
utilizadas para confecção da prancha irá depender do objetivo ao qual se
pretende chegar, fazendo com que a criança estabeleça um meio e comunicação com
o outro.
CARTÃO DE
COMUNICAÇÃO
Este pode
ser confeccionado com as mais diversas figuras, símbolos que podem representar
mensagens.
Nesta atividade à criança necessita encaixar os laços de
cabelo em um pedaço consistente de papelão. O professor neste momento está
trabalhando com a identificação, combinação de
cores, coordenação motora e capacidade de organização.,
Esse jogo auxilia na discriminação visual,
raciocínio lógico e comandos como sim e não. Confeccionado com papelão e
tampinhas.
As atividades para as crianças autistas
necessitam oferecer significação, organização e planejamento. O aluno necessita
de estratégias bem definidas, de organização estabelecida de rotina, e as
atividades necessitam ser antecipadas, pois a dificuldade de abstração está
presente na criança com TEA, devido a sua falta de atenção. Sendo assim o
trabalho a ser desenvolvido com a criança que possui o diagnostico de TEA é
muito complexo, pois cada criança apresenta sua complexidade e características,
sendo necessário um olhar atento para o um trabalho ser bem desenvolvido.
Patricia,
ResponderExcluirAs estratégias sugeridas, são interessantes e "divertidas", podendo oferecer momentos significativos para aprendizagem.
Muito interessantes as estratégias mostrada, sabemos que esse trabalho requer seguimento para o aluno com autismo, devido a rotina a ser seguida.
ResponderExcluirAdorei as atividades propostas para os alunos com TEA, a caixa com cartões de comunicação já selecionados é uma boa opção para o aluno que já conhece os símbolos, facilitando assim a sua comunicação com o professor ou com outras pessoas na qual o aluno tenha contato.
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