quinta-feira, 5 de junho de 2014

RECURSOS DE BAIXA TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM CRIANÇAS QUE POSSUEM (TEA) TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA

Dentro do quadro de Transtornos do Desenvolvimento de acordo com o DSM – 5 encontra-se a categoria do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A TEA trata-se de um distúrbio do desenvolvimento neurológico, que se apresenta desde a infância. O seu diagnóstico é comportamental, a criança apresenta déficits de comportamento, interação social e comunicação.



Hoje em dia nas unidades escolares estão mais comuns os casos de autismo. Dentro de cada quadro e com suas especificidades, o professor necessita trabalhar com este aluno incluído em sala de aula, de forma a contemplar sua inclusão.


É NECESSÁRIO QUE O AMBIENTE ESCOLAR FAVOREÇA A CONSTRUÇAO DE HABILIDADES E  COMPETÊNCIAS, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM VIVENCIAL.
O professor necessita dar significado ao que é apresentado para o aluno, levando em conta todos os momentos vivenciados e todos os ambientes, principalmente os de sala de aula.

Assim o uso dos recursos de baixa tecnologia acabam por auxiliar o professor em sala de aula, a desenvolver estratégias para apoiar o desenvolvimento deste aluno, estimulam  habilidades comunicativas e na sua interação social.
Estes recursos podem ser utilizados por alunos das mais variadas idades, e nos mais variados contextos escolares, como sala de aula, sala de AEE, sala de informática, biblioteca, e também no auxilio de aulas especificas.

Alguns recursos de baixa tecnologia que podem ser utilizados para alunos com TEA:

PRANCHA DE COMUNICAÇÃO

A prancha de comunicação, é construída através de figuras que representem objetos, símbolos, letras, números. Devem levar em consideração as possibilidades cognitivas, visuais e motoras do aluno. A prancha pode ser temática, confeccionada de acordo com o objetivo que a professora pretende alcançar, muito utilizado com crianças TEA e que possuem déficit de comunicação.



Esta prancha pode ser confeccionada com o uso de fotos;

     



As imagens utilizadas para confecção da prancha irá depender do objetivo ao qual se pretende chegar, fazendo com que a criança estabeleça um meio e comunicação com o outro.

CARTÃO DE COMUNICAÇÃO


Este pode ser confeccionado com as mais diversas figuras, símbolos que podem representar mensagens.


 ATIVIDADES VARIADAS



Nesta atividade à criança necessita encaixar os laços de cabelo em um pedaço consistente de papelão. O professor neste momento está trabalhando com a identificação, combinação de  cores, coordenação motora e capacidade de organização.,





Esse jogo auxilia na discriminação visual, raciocínio lógico e comandos como sim e não. Confeccionado com papelão e tampinhas.


As atividades para as crianças autistas necessitam oferecer significação, organização e planejamento. O aluno necessita de estratégias bem definidas, de organização estabelecida de rotina, e as atividades necessitam ser antecipadas, pois a dificuldade de abstração está presente na criança com TEA, devido a sua falta de atenção. Sendo assim o trabalho a ser desenvolvido com a criança que possui o diagnostico de TEA é muito complexo, pois cada criança apresenta sua complexidade e características, sendo necessário um olhar atento para o um trabalho ser bem desenvolvido.







3 comentários:

  1. Patricia,
    As estratégias sugeridas, são interessantes e "divertidas", podendo oferecer momentos significativos para aprendizagem.

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  2. Muito interessantes as estratégias mostrada, sabemos que esse trabalho requer seguimento para o aluno com autismo, devido a rotina a ser seguida.

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  3. Adorei as atividades propostas para os alunos com TEA, a caixa com cartões de comunicação já selecionados é uma boa opção para o aluno que já conhece os símbolos, facilitando assim a sua comunicação com o professor ou com outras pessoas na qual o aluno tenha contato.

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